A arte de conquistar clientes

É impressionante como ainda poucas empresas direcionam seus esforços para o cliente. Em tempo de marketing-de-tudo-o-que-você-precisa muitas ferramentas poderiam ser exploradas de forma mais inteligente, que ultrapassasse o objetivo principal da venda e construísse de fato uma marca com valores mais visíveis. Na teoria todas as organizações falam sobre "a satisfação do consumidor" e "atender necessidades e desejos", mas na prática não é o que se observa. Sabe por quê? Porque a maioria das empresas se preocupa tanto em ATRAIR clientes que se esquece de CONQUISTAR clientes. E entre essas duas palavrinhas existe uma diferença enorme. Atrair é fácil. É só inventar, ou pegar pronto, um jeito de chamar a atenção: fazer uma propaganda criativa (ou apelativa), anunciar uma promoçãozinha, preparar uma decoração nova para o ponto de venda, estampar na vitrine palavras mágicas, como liquidação, descontos, queima de estoque e por aí vai, que a atração dos clientes está praticamente garantida. Difícil é conquistar. Uma conquista é como um relacionamento. Exige compromisso, tempo e dedicação. Tem que estar atento aos detalhes e saber ouvir o que a outra parte pensa e sente. A atração pode ser rápida, mas a conquista é duradoura. A atração é necessária, mas sozinha não é suficiente. Já a conquista é imprescindível. E, se a empresa captar a essência, ela está pronta para conquistar.

Talvez pela escassez desse tipo de empresa, de marca, foi que me surpreendi e fui conquistada pela Sigma Makeup. Em dezembro, participei de outro encontro do blog Garotas Modernas que teve a participação especial da Simone, dona da Sigma Makeup dos EUA. Depois de muito papo ela fez um sorteio de brindes em que todas as meninas ganharam algum produto. O meu foi um kabuki. No final de janeiro o tão esperado kabuki chegou e me arrancou muitos sorrisos, porque era mais um presente do que brinde. (esqueci de fotografar) Ele veio em um saquinho vermelho meio transparente em uma embalagem superfofa com mais uma sombra, igual a que ganhamos no dia do encontro, e um pincel para aplicar. Lindo! Parecia realmente um presente, que foi montado com cuidado e carinho para agradar quem fosse receber. Simples e surpreendente.

Tá certo que maquiagem e cia. já tem uma magia própria sobre as mulheres, mas a variedade é tão grande que se o produto não for bom ou não surpreender será esquecido rapidinho até ser engolido pela concorrência. Resumindo, no mundo dos negócios, quem consegue se diferenciar, surpreender e conquistar acredito que esteja no caminho certo para manter seus clientes satisfeitos e felizes.


Foto: sigmamakeup.com

3 comentários:

Aline Gomes disse...

Oi Cla, queria te mandar convite por e-mail, mas acho que perdi ele. Me passa lá no blog depois? Beijao

http://www.danigarlet.com.br disse...

clarissa,
Não tem nenhuma CLEA inscrita no curso de make...
;(

em nenhum dos coments que não aprovei.

Nos vemos por ,lá!
beijs

Karol Policarpo disse...

Oiii..
Nossa!!..
huahaua
Fiquei surpresa tb!!
É tão bom essas surpresas ,não é mesmo?..

Qto a fase q estou vivendo..
já foi pior..estou em tratamento a qse 1 ano..mas está td dando certo...
Sabe aqueles obstáculos q papai do céu coloca em nossas vidas p/ aprendermos e valorizarmos algumas coisinhas?..Pois é...estou passando por um deles..
É aquela “historinha” da escadaria...um degrau de cada vez...
Estou bem e agradeço se realmente puder enviar pensamentos positivos e boas energias!!

E vc..como está?..
E a Família?

Mt bom ter nos achado por aqui..
e melhor ainda vai ser qdo pudermos nos encontrar lá!!

Beijinhos..
Uma excelente Semana p/ vc!!
=o****